O Coletivo Desvio Particular – expressão do jargão ferroviário que designa linha férrea adjacente à principal, que atende empresas industriais ou comerciais instaladas às imediações das estradas de ferro –, em parceria com o Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH/Brasil) e por apoio institucional da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), tem a honra de apresentar o projeto “O êxodo Industrial e a Fotografia”.
O Coletivo, composto por André de Oliveira, Hugo Ribeiro e Nayana Fernández, foi formado com o objetivo de produzir registros do processo de desindustrialização no Estado de São Paulo.
As fotografias de Hugo Ribeiro, que ora apresentamos, registram os sinais do processo econômico ao longo da linha antiga São Paulo Railway. Também nesta ocasião, ainda oferecemos à leitura do público virtual os textos “O Estado da Arte”, do mesmo fotógrafo, e “A Indústria na orla da ferrovia Santos – Jundiaí na cidade de São Paulo”, de Fernando de Pádua Laurentino, autor da dissertação de mestrado “Várzeas do Tamanduateí: industrialização e desindustrialização”.
Autores: Colectivo Desvio Particular (André de Oliveira, Hugo Ribeiro y Nayana Fernández)
Organización: Colectivo Desvio Particular, Comité Brasileño para la Conservación del Patrimonio Industrial (TICCIH / Brasil) y con el apoyo institucional de la Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Más información y visualización exposiciónAQUÍ
Crowfunding para la realización de fotolibro de la exposición